Storytelling e seu poder de conexão
- Luiza Natale
- 11 de out. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 7 de mar.
No mundo corporativo atual, a competição é acirrada e as expectativas dos colaboradores e clientes estão em constante evolução. Com isso, a forma como as empresas se comunicam e conectam com suas equipes se torna essencial, assim como a percepção que criam no mercado.

Uma ferramenta poderosa para criar essa conexão é o storytelling, ou a arte de contar histórias. Seu impacto é tão grande que é utilizado em processos de gamificação, marketing, relacionamento com clientes, em programas de educação, entre outros.
Por que é importante?
A habilidade de transmitir informações, valores e mensagens de forma envolvente e significativa é essencial para criar narrativas que atraiam o público, despertando atenção, emoções e identificação.
Portanto, ao utilizar storytelling, conseguimos:

-Criar conexões emocionais: Histórias bem contadas têm o poder de conectar as pessoas em um nível emocional. Isso é fundamental em ambientes de trabalho, onde a empatia e o entendimento mútuo podem melhorar a colaboração e o engajamento.
-Promover a cultura organizacional: Ajuda a transmitir a missão, visão e valores da empresa. Ao contar histórias sobre a fundação da empresa, desafios superados ou exemplos de colaboradores exemplares, é possível reforçar a cultura organizacional de maneira autêntica.
-Motivar e engajar: Histórias inspiradoras podem motivar os colaboradores a se comprometerem mais com seus papéis. Quando os funcionários veem o impacto de seu trabalho através de narrativas, é mais provável que se sintam parte de algo maior.

-Facilita a aprendizagem: O storytelling pode transformar conteúdos complexos em mensagens mais acessíveis e memoráveis. Isso é particularmente útil em treinamentos e capacitações, onde o aprendizado se torna mais eficaz quando apresentado de forma narrativa.
-Diferenciar-nos no mercado: Para os clientes, as histórias podem diferenciar uma marca da concorrência. Uma narrativa autêntica e envolvente pode fazer com que os consumidores se sintam mais inclinados a escolher e fidelizar-se a uma empresa.
Como implementar storytelling na empresa
É importante ter consciência e conhecimento de histórias e narrativas interessantes que reflitam a missão e os valores da empresa, o que pode incluir casos de sucesso e experiências de colaboradores. Se você ainda não conseguiu identificar nenhuma, criar um espaço para que os colaboradores compartilhem suas próprias histórias pode ajudá-lo nesse sentido, além de promover um senso de pertencimento e valorização da experiência do colaborador.
Contudo, certifique-se que as histórias estão alinhadas com as metas e objetivos da organização. As narrativas devem estar de acordo com a direção que a empresa está tomando.
Portanto, considere estes passos:

1. Defina seus objetivos: o que quer alcançar com o storytelling? Deseja melhorar a comunicação interna, conquistar clientes, engajar colaboradores ou há outra motivação?
2. Conheça o seu público: entenda quem é o seu público-alvo, seja interno (colaboradores) ou externo (clientes). É preciso considerar suas necessidades, interesses e expectativas para compreender o que sua narrativa precisa oferecer para se conectar com o público.
3. Identifique histórias relevantes: Considere sua experiência passada, experiências passadas de colegas, superiores e colaboradores, relatos de clientes, momentos importantes na história da empresa ou casos de sucesso para identificar histórias curiosas e potentes para o imaginário do seu público-alvo e que ressoe os valores e a ideia que você deseja transmitir.
4. Desenvolva a narrativa: Após identificar esses acontecimentos, selecione a história que está alinhada com o objetivo desejado e estruture-a com um início, meio e fim. Registre os personagens, conflito e resolução. As narrativas devem ser autênticas e refletir a essência da empresa.
5. Escolha os formatos adequados: Defina como e em que contexto o storytelling será aplicado - apresentações, vídeos, reuniões, newsletters, etc. Lembre-se que o formato precisa se adequar ao público e ao contexto.
6. Treine a equipe: a habilidade de storytelling pode fazer a diferença, e ter colaboradores que saibam contar histórias pode contribuir para seu desempenho em engajar clientes e colegas de trabalho. Para trabalhar essa habilidade, pode ser importante desenvolver técnicas de comunicação, empatia e engajamento.
7. Integre ao dia a dia: Utilize o storytelling em reuniões, apresentações e comunicações internas. Use histórias para ilustrar pontos e tornar as mensagens mais impactantes e memoráveis.

8. Monitore e avalie: Acompanhe a eficácia das histórias contadas e se estão tendo o efeito esperado. Você está conseguindo atrair a atenção, fazer seu público se conectar com você e engajar? Colete feedback de colaboradores e clientes para compreender o que você está fazendo que tem ressoado e para identificar também o que pode ser melhorado.
9. Ajuste e evolua: Permita-se adaptar e ajustar o que não tem funcionado, a partir dos feedbacks e avaliações que fizer. O storytelling é um processo contínuo e deve evoluir com a cultura e as necessidades da empresa.
Conclusão:

O storytelling no auxilia a criar conexões emocionais com o nosso público e engajá-lo. Ao compartilhar histórias autênticas e significativas, as empresas não apenas comunicam sua essência, mas também cultivam um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, além de se diferenciarem no mercado.
Precisando, estou aqui <3
Luiza Teixeira Natale
Psicóloga clínica
CRP 05/77673
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