top of page

Sofrimento e cura

Atualizado: 7 de mar.

No complexo desenrolar de nossas vidas, o sofrimento e a dor costumam aparecer e podem nos afetar profundamente.


Mulher de olhos fechados e com a mão no peito

O sofrimento costuma ser uma parte natural do ciclo da vida. Todos nós experimentamos momentos de dor, perda e dificuldades, causados pelos mais variados acontecimentos, como doenças, perdas, traumas e desafios pessoais.


Sabemos o quanto o sofrimento pode ser doloroso e difícil, trazendo uma dor física, emocional e espiritual. Podemos nos sentir perdidos, sozinhos e desesperados.


No entanto, também podemos ver o sofrimento como uma oportunidade de crescimento e cura. Através desse processo de cura diante do sofrimento, podemos aprender muito sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre o que é importante para nós.


Mulher com as mãos no rosto

Apesar do processo de cura, de superação do sofrimento, poder ser longo e árduo, ele nos permite tornarmos a nós mesmos mais fortes e resilientes. E existem muitas atitudes que podemos tomar para lidar com o sofrimento e encontrar a cura.


Algumas pessoas encontram conforto na religião ou na espiritualidade, outras encontram apoio em seus amigos e familiares. Ainda, outras encontram ajuda ao buscar profissionais de saúde mental.


Contudo, essas opções e outras mais não são excludentes, costumam se somar e contribuir imensamente para o processo de cura do ser humano. Não existe de antemão uma maneira certa ou errada de lidar com o sofrimento - o que importa é encontrar o que funciona para você.


Mas há alguns aspectos que podemos considerar nesse processo de cura:


  • Permita-se sentir suas emoções: aceite suas emoções como uma parte de você mesmo, elas estão te sinalizando algo, escute-as e aprenda com elas. Permita-se sentir o que precisa sentir.

  • Fale sobre o que está acontecendo com você: converse com um familiar ou um amigo. Falar sobre o que te aflige e preocupa pode trazer alívio e apoio importantes para sua melhora.

  • Busque apoio profissional: na terapia, você poderá falar mais a fundo sobre todos seus anseios, medos e dores, terá um espaço para ter insights, compreender e ressignificar sua história, promovendo seu processo de cura.

  • Cuide de si mesmo: se permita fazer coisas que te façam bem - não se trata somente de buscar uma alimentação saudável, bons hábitos de sono e fazer exercícios, mas também de ter momentos de lazer e atividades que deem sentido à sua vida, que promovam sua felicidade.



Mulher de costas com as mãos para o alto em meio à natureza

Lembre-se de que você não está só, todos nós experimentamos sofrimento em algum momento da vida. Com tempo, apoio e dedicação, você pode alcançar o bem-estar e maior qualidade de vida apesar dos sofrimentos pelos quais você passou.


Talvez o processo de cura até se mostre desafiador, mas também é muito gratificante. Ele nos mostra e nos lembra o quanto somos fortes e resilientes e que, apesar dos pesares, podemos sempre nos reinventar e dar sentido às nossas vidas. É um processo de crescimento e transformação que nos torna pessoas mais fortes e resilientes.



Precisando, estou aqui <3


Luiza Teixeira Natale

Psicóloga clínica

CRP 05/77673

Comentarios


bottom of page