Posso ter ansiedade sem saber?
- Luiza Natale
- 29 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de mar.
Muitas vezes as pessoas têm sintomas de um problema não identificado e passam de um médico para outro, de exame em exame, buscando a origem do problema sem conseguir encontrá-la.
Apesar da esperança de descobrir a causa para poder tratá-la, é sempre a mesma negativa:
'O exame não apontou nenhum problema físico que justifique seus sintomas.'

Com isso, em algum momento, um médico pode considerar a possibilidade dos sintomas serem de ordem psicológica e sugerir a consulta a um psicólogo. Portanto, quando a pessoa já passou por todo tipo de exame e nenhuma desordem física foi encontrada, o profissional pode desconfiar que se trate de um quadro de ansiedade.
A pessoa pode chegar com sintomas como:

-Gastrite;
-Fortes dores musculares;
-Quedas na pressão;
-Tontura; -Dores de barriga;
-Dores nos dentes;
dentre tantos outros.
Considerando que esses sintomas são frequentemente sentidos em momentos de ansiedade e que também são sintomas de outras tantas doenças físicas, é natural haver essa confusão.
Portanto, sim. É possível a pessoa ter ansiedade sem perceber, quando ela pensa que os sintomas se tratem de outro problema de saúde.
Meus sintomas físicos são causados por algo não físico?
Sim, quando nos sentimos ansiosos, o nosso organismo compreende que está em perigo e, então, se prepara para fugir ou lutar. Esse preparo envolve, por exemplo, o aumento dos batimentos cardíacos e da pressão sanguínea, além de redirecionar o fluxo sanguíneo da pele e do trato digestivo para o cérebro e músculos.
Dessa forma, o corpo fica mais preparado para enfrentar ou escapar da situação de perigo. Por isso, podemos ter esses sintomas físicos por conta do estresse causado pela ansiedade sem haver uma doença física por trás.
E a ativação contínua do organismo para se defender pode, com o tempo, sobrecarregá-lo e acarretar outros problemas de saúde. Portanto, quando não conseguimos ouvir nosso interior, nossas emoções e dores, quando não conseguimos processar nossas vivências dolorosas, podemos observar a sua manifestação no corpo.

Nem sempre é fácil para uma pessoa aceitar a possibilidade de que seus sintomas físicos sejam de ordem psicológica, e, após aceitar isso, entender a ansiedade e como lidar com ela. Mas mais difícil ainda é conviver com essa ansiedade oculta que gera tanto sofrimento.
Contudo, não precisamos passar por isso sozinhos nem continuar sofrendo com a ansiedade. Através do tratamento, podemos compreender mais sobre nós e como lidamos com o estresse da rotina, bem como desenvolver habilidades e estratégias para lidar com a ansiedade.
Como posso identificar a ansiedade?
Há diversas formas através das quais a ansiedade se manifesta, tanto em dores e sofrimentos psicológicos quanto em problemas físicos. Os pacientes com ansiedade apresentam queixas como:

-Exaustão;
-Sono prejudicado;
-Dificuldade de agir diante de certas situações (como se paralisasse diante de algum evento);
-Sentimento de inadequação; -Dificuldade na vida sexual; -Inquietação frequente;
-Além dos sintomas físicos comentados anteriormente.
Na consulta psicológica, o indivíduo, junto com o terapeuta, poderá investigar mais a fundo os seus sintomas, em que momentos ocorrem e qual o contexto envolvido para identificar se e como os sintomas podem estar conectados a um quadro de ansiedade.
Não saber da ansiedade pode ser pior do que saber?
O nível de consciência da ansiedade e sua origem não impede sua intensidade ou importância, visto que não precisamos estar conscientes da ansiedade para que ela gere alterações corporais, mentais e de comportamento em uma situação.

De modo que saber ou não da sua ansiedade não impede as dificuldades causadas por ela. Contudo, a intensidade da dor e do sofrimento é algo intrínseco e único, de forma que cada um sente da sua própria forma.
É possível que quem sofre de ansiedade sem saber até mesmo tenha ansiedade mais intensa ainda considerando toda a preocupação e estresse de não saber o que está acontecendo com seu corpo diante dos sintomas.

Portanto, descobrir que o que sentimos é ansiedade (depois, é claro, de descartar qualquer possibilidade de doença física) é um passo muito importante, pois assim sabemos qual é o problema e qual é o tratamento para ele.
Assim, com a ajuda da terapia, podemos nos conscientizar de nossa ansiedade e do que ela nos indica. A partir disso, temos a oportunidade de escutá-la e lidar com ela de uma forma diferente, mais saudável para nós.
Precisando, estou aqui <3
Luiza Teixeira Natale
Psicóloga clínica
CRP 05/77673
Comments