Por que como chocolate quando fico triste?
- Luiza Natale
- 26 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mar.
'Meu namoro de anos foi rompido e estou acabado, só choro lembrando dos nossos momentos juntos. Tenho passado o dia atirado na cama vendo televisão e comendo chocolate, sem ânimo para nada. Acabo com a caixa de chocolates e já vou procurar por mais. Socorro acabou... preciso de mais, tenho que arranjar mais.'

Quem nunca viu uma cena como essa numa série ou filme, ou mesmo experienciou ou viu alguém passar por algo assim, não é mesmo? Você sabe por que isso acontece?
Por que gostamos tanto de chocolate?
Ocorre que o chocolate é rico em triptofano, um aminoácido que é responsável pela produção de serotonina no cérebro. Quando ingerimos chocolate estamos aumentando a liberação de serotonina em nossos cérebros, levando a uma sensação de relaxamento e melhora no humor.

Assim, é o aumento da serotonina no cérebro que produz a sensação de prazer que tanto gostamos e nos leva a comer chocolate.
Contudo, não adianta comer chocolate demais achando que irá produzir mais serotonina, pois somente 3% do triptofano da dieta é utilizado na síntese de serotonina em todo o corpo; e apenas 1% vai para a síntese de serotonina no cérebro – o resto é direcionado para outros processos bioquímicos.
E o chocolate é uma boa saída mesmo para lidar com a tristeza?

Quando estamos abalados emocionalmente, como numa ruptura na relação, é natural buscarmos formas de nos sentir melhor. E, pelas nossas experiências passadas, sabemos que o chocolate é gostoso e prazeroso, então... por que não?
Por que não? Parece uma boa ideia... afinal, estou triste, preciso me sentir melhor e o chocolate aumenta essa sensação.
Acontece que a fuga da dor através do chocolate não faz as emoções sumirem. Apesar de no momento parecer que a dor sumiu ou reduziu, a situação que a ocasionou ainda está ali, esperando para ser processada. Afinal, o chocolate aumenta o prazer no momento, mas não altera o que aconteceu, os nossos sentimentos e o processamento da situação.
Além do mais, consumir chocolate demais pode ocasionar mal-estar, como dor de cabeça, refluxo, náuseas e dores estomacais. Isso ocorre porque o doce derivado do cacau é rico em gorduras e açúcares, os quais, quando em excesso no nosso organismo, podem levá-lo a se sobrecarregar.
Portanto, precisamos identificar, compreender e expressar nossas emoções que estão por trás de tudo isso, processar e ressignificar o que nos abalou tanto.
Mas eu preciso de chocolate!

Tudo bem, não há nada de mal comer chocolate, inclusive ele traz benefícios quando consumido sem excessos. Se você quiser comer algum chocolate, se dê essa liberdade, coma, mas com a consciência de que é importante ter moderação e fazer mais do que isso para superar o problema.
Se você não vê saídas para conseguir lidar com isso, amigos e familiares podem ser uma rede de apoio importantíssima nesse momento. E, se mesmo assim, sente que não está conseguindo superar, sempre há a opção de buscar ajuda profissional para lidar com suas emoções e dificuldades.
Precisando, estou aqui <3
Luiza Teixeira Natale
Psicóloga clínica
CRP 05/77673
Comments