top of page

O que é a terapia?

Atualizado: 7 de mar.

A terapia é o processo que possibilita a pessoa se conhecer mais, se desenvolver e enfrentar suas dificuldades, porém ela também é muito mais que isso.


Como podemos definir a terapia? Poderíamos dizer que a terapia se trata de uma forma de tratamento voltado para lidar com os problemas de saúde mental e o alívio das emoções, bem como para o autoconhecimento e o autodesenvolvimento do indivíduo.


Embora isso esteja correto, não consegue expressar toda a essência e transformação que a terapia é e pode oferecer às pessoas.


Duas pessoas em sessão de terapia

Ela é um espaço que possibilita uma relação autêntica de troca entre paciente e terapeuta, em que ambos trabalham juntos em busca de novas perspectivas, conhecimentos e experiências que promovam um encontro do indivíduo consigo mesmo.


É essencial esse vínculo, essa confiança e autenticidade na relação para que o paciente se sinta à vontade para compartilhar suas dores e buscar ressignificá-las. A partir dessa relação terapêutica, terapeuta e paciente trabalham juntos para atuar diante das questões trazidas, de forma a alcançar a melhora e os objetivos que o paciente tem, possibilitando gerar mudanças e desenvolver a autoestima.


Duas mulheres conversando na terapia

Com isso, essa relação muda tanto o paciente quanto o terapeuta, se tratando de um aprendizado horizontal e mútuo em direção a um mesmo propósito.


Atente que o terapeuta entra com o conhecimento técnico, teórico e sua experiência, no entanto, é o paciente quem detém o conhecimento de sua vida, portanto, ambos são ativos e responsáveis pelo processo - é um trabalho colaborativo em busca da melhora.


É assim, através do conhecimento técnico, da vivência e da qualidade da relação entre terapeuta e paciente, que se desenvolve o espaço e o momento terapêutico.


Assim, o terapeuta vai trabalhando aos poucos, de modo empático, para auxiliar o paciente a avaliar e enfrentar seus problemas, alcançando maior bem-estar.


Você nunca passou por um processo terapêutico ou passou mas não teve essa experiência tal como explicitado nesse artigo? Ou gostaria de sentir essa experiência de troca rica e transformadora?


Te convido e estimulo a buscar um profissional qualificado para atender a sua demanda. Sugiro que você também confira qual é a abordagem dele (não sabe o que é a abordagem? Confira aqui), tire todas suas dúvidas sobre o trabalho do(a) psicólogo(a) que você está considerando e inicie essa experiência que poderá mudar sua vida.



Precisando, estou aqui <3


Luiza Teixeira Natale

Psicóloga clínica

CRP 05/77673

Comentários


bottom of page