top of page

O que são os pensamentos automáticos?

Atualizado: 7 de mar.

Você já teve a sensação de pensar em algo conscientemente e, ao mesmo tempo, ter tido outro pensamento junto?


Quadro com a palavra "thoughts" e plantas numa mesa

Por exemplo: diante de uma apresentação de trabalho, você tem pensamentos objetivos e factuais da situação, como "Toda a turma está aqui", "Certo, sou a segunda pessoa do grupo a falar, etc.". E junto a isso vem outros pensamentos, de avaliação e julgamento, como "Não vou saber o que falar", "Todos vão rir de mim", "Vai ser um vexame".


Estes últimos são o que chamamos de pensamentos automáticos.


O que são então os pensamentos automáticos?

Os pensamentos automáticos são processos mentais espontâneos que muitas vezes nem percebemos, pois ocorrem de modo muito rápido. Contudo, por mais que geralmente não os percebamos, eles têm grande influência em nosso humor e ações, pois os tomamos imediatamente como verdade e agimos com base neles.


Eles aparecem diante das mais variadas situações que vivenciamos em nossas rotinas. Através desses pensamentos nós tiramos nossas conclusões sobre a situação, o que leva a alguma emoção e ações compatíveis com o que interpretamos na situação.


Exemplo

Mãos segurando dois livros

Você decidiu pedir um livro emprestado para seu amigo, mas ele disse 'não' ao seu pedido, dizendo que não vai poder emprestar. Então, automaticamente, surge pensamentos como:


'Ele não deve ter gostado que eu pedi', 'Que droga, não devia ter pedido nada', 'Ele não confia em mim'.


Como tais pensamentos te fariam sentir? Talvez triste ou com vergonha? Ou talvez com ansiedade ou mesmo irritado? Digamos que você ficou muito envergonhado e ansioso.


Sentindo-se assim, você decidiu se desculpar e falar que tinha um compromisso, despedindo-se do amigo.


Por que é importante saber isso?

Mulher com as mãos no rosto

Como você notou, o pensamento automático acabou levando a um mal-estar e a um comportamento de fuga da situação. Isso pode fazer com que o indivíduo se prive de novas interações e oportunidades e evite ações que seriam importantes para seus sonhos e futuro.


E muitas vezes pensamentos como esse não refletem bem a realidade e, se fossem questionados, poderiam ser corrigidos. Com isso, corrigindo/modificando o pensamento automático, você poderia perceber que o amigo não ficou com cara de quem se incomodou, ou que isso não tem nada a ver com confiança.


Se você tivesse enfrentado o pensamento automático e em vez de ir embora tentasse manter a conversa talvez descobrisse que o amigo está lendo o livro no momento e, somente por isso, não poderia emprestar.


Assim, questionando nossos pensamentos automáticos, podemos promover uma melhora em nosso humor e promover comportamentos que sejam mais funcionais para as nossas vidas, objetivos e futuro.


TCC

Este é um dos níveis de pensamentos que trabalhamos na terapia através da TCC. É o nível de pensamento mais superficial, ligado a situações concretas do dia-a-dia, o que torna mais fácil de considerarmos a possibilidade de ele não estar tão correto quanto imaginamos.



Precisando, estou aqui <3


Luiza Teixeira Natale

Psicóloga clínica

CRP 05/77673

Comments


bottom of page