top of page

Mindfulness - veja como aplicar

Atualizado: 7 de mar.

Há vários cuidados e estratégias com as quais podemos contar em nossas rotinas para fortalecer nossa saúde mental e física e nosso bem-estar. Uma delas, que vem ganhando cada vez mais destaque, é a técnica de mindfulness.

Homem meditando na cama

Vamos conferir do que se trata o mindfulness e como aplicá-lo em nosso dia-a-dia, bem como quais são os benefícios que ele proporciona para as nossas vidas.


O que é o mindfulness?

Homem meditando no chão

O mindfulness - termo que pode ser compreendido como “atenção plena” - é a prática de se concentrar completamente no momento presente e atual. Se trata de uma técnica de meditação que foi desenvolvida nos anos 1970, nos Estados Unidos. Ela era implementada como parte de um programa de redução de estresse na Universidade de Massachusetts e, aos poucos, a prática se propagou para outros lugares ao redor do mundo.


Tipos de meditação

Closeup postura de meditação

Falando de forma geral, a meditação compreende qualquer prática focada em acalmar a mente e aprimorar a capacidade de percepção das sensações que despertem bem-estar na pessoa.


Com isso, há vários tipos de meditação. Alguns levam nosso foco para uma sensação tal como a respiração, um som, uma representação visual ou um mantra (palavras ou frases repetidas).


E o mindfulness é uma outra forma de prática meditativa. Nesta prática, a estrutura da meditação é conduzida para que a pessoa foque sua atenção no presente - para que nós nos atentemos a sentimentos, pensamentos e sensações que geralmente costumamos não perceber em nossas vidas corridas.


Mulher com headphone deitada no tapete

Essa prática também contribui para que nossas mentes consigam se desprender de ideias intrusivas e distrações. Assim, durante a prática, a atenção está voltada para o aqui e agora, independente do que ocorreu ou virá a acontecer.


Quem pratica o mindfulness consegue entrar em um fluxo de pensamento que envolve o momento presente. Portanto, a pessoa poderá se concentrar na textura da cadeira em que está sentada, na temperatura do local, nos barulhos que vêm da rua, nos estados e sensações que passam por seu corpo e por sua mente... qualquer coisa presente no momento.


E o que o mindfulness me proporciona?

Em uma única prática já podemos sentir alguma diferença, podemos nos sentir mais tranquilos e leves. E, quando praticamos o mindfulness regularmente, sentimos benefícios mais duradouros, como a redução do estresse e da ansiedade.

Mulher de olhos fechados

Vamos ver alguns desses benefícios:

1. Autoconhecimento e autoconsciência

Mulher de olhos fechados e mão no peito

O mindfulness promove o autoconhecimento e a autoconsciência conforme nos leva a nos aprofundar na percepção dos nossos pensamentos, emoções e funções internas do momento presente. Assim, promove a consciência que temos de nós mesmos e auxilia na nossa capacidade e habilidade de regulação emocional.




2. Redução do estresse e da ansiedade

Mulher com as mãos no rosto e de olhos fechados

Algumas pesquisas já indicam que o mindfulness contribui para a redução da ansiedade e do estresse, podendo ser um grande aliado no tratamento de transtornos de ansiedade.


3. Promove o foco

Mulher focada na atividade

Na prática do mindfulness estamos constantemente reforçando a atividade de atentar ao momento presente, mandando embora um pensamento desviante logo que ele aparece. Assim, treinamos nossa habilidade de foco, elevando-o.



4. Flexibilidade cognitiva

Três mulheres deitadas na grama

O mindfulness também promove a habilidade de gerar diferentes possibilidades de respostas e reações, de acordo com os estímulos ambientais.

Ou seja, com essa prática, desenvolvemos a capacidade de flexibilidade cognitiva, tendo mais capacidade de pensar mais abertamente em diferentes contextos, facilitando a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.


5. Reduz a insônia

Mulher com metade do rosto escondido no cobertor

A prática do mindfulness ajuda a pessoa a relaxar e não ficar ruminando pensamentos repetitivos, de forma que ajuda a pessoa a sentir melhora significativa na qualidade do seu sono.




6. Benefícios para o corpo

Mulher se espreguiçando

A prática de mindulfness também proporciona vários outros benefícios para o nosso organismo. Ela auxilia no controle da hipertensão arterial, na redução da dor crônica e no fortalecimento do sistema imune, dentre outros.




Como posso praticar o mindfulness?

É fácil começar a praticar, visto que não precisamos de equipamentos nem um espaço muito elaborado. Para uma primeira experiência, esse é um bom exercício de mindfulness para começar, podendo fazê-lo em 5 minutos ou mais:

Mulher meditando na sala

  1. Decida onde ficar, opte por um espaço confortável.

  2. Sente-se numa posição confortável e feche os olhos.

  3. Mantenha o ritmo da respiração constante e relaxado, usando-a como guia para o seu pensamento.

  4. Quando algum pensamento de distração aparecer, não o julgue, nem se julgue. Apenas deixe-o passar pela sua mente, permitindo-se voltar o estado da sua atenção para o momento atual.

  5. Observe o momento em que você está. Não há um fluxo de pensamentos estruturado, apenas se permita ir percebendo as coisas... o modo como seu corpo se sente, o contato dele com a superfície, os barulhos à sua volta, o cheiro do ambiente, sua respiração. Permita-se observar, sem julgamento e sem pressa, qualquer elemento que estiver chegando a você pelos seus sentidos.

  6. Após os 5 minutos ou mais, abra os olhos devagar, se movimente e volte aos poucos para seu estado de atenção natural.


Você deseja algo para se guiar?

Mulher meditando em frente ao notebook

Se você desejar, há vários aplicativos, vídeos e áudios disponíveis gratuitamente na internet que guiam a pessoa na prática do mindfulness, os quais você pode utilizar. Contudo, o mais importante é desenvolver, aos poucos, a habilidade de manter a atenção no presente.


Essa habilidade pode fazer uma diferença profunda em nossa sensação geral de bem-estar nas mais variadas situações que podem ser incômodas e que todos estamos sujeitos. Para isso, é importante que pratiquemos regularmente.


Que tal começar hoje mesmo?



Precisando, estou aqui <3


Luiza Teixeira Natale

Psicóloga clínica

CRP 05/77673


Comments


bottom of page