
A ansiedade pode se manifestar de diversas formas, afetando a sua rotina e qualidade de vida. Se você sente medo constante, inquietação, compulsões ou dificuldades para lidar com situações cotidianas, é possível que esteja lidando com um transtorno de ansiedade. Alguns dos transtornos mais comuns incluem o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), Transtorno de Pânico, fobias sociais e específicas.
Psicóloga Luiza Natale
CRP 05/77673
ANSIEDADE E SEUS TRANSTORNOS
Como você se sente?
Você está sentindo que...
-
Está constantemente preocupando-se com coisas pequenas ou grandes, sem conseguir controlar?
-
Evita certas situações por medo ou desconforto?
-
Tem dificuldades para lidar com pensamentos repetitivos e intrusivos?
-
Sente um aperto no peito, falta de ar ou tontura em momentos de ansiedade?
-
Se sente paralisado diante de determinadas situações ou pessoas?
-
Passa por momentos intensos de medo ou pânico, sem uma explicação clara?
-
A ansiedade te impede de fazer coisas importantes na sua vida?
Talvez você esteja lidando com um desses transtornos:
-
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Preocupações excessivas e incontroláveis com situações em diversas áreas, como trabalho, saúde ou relações pessoais.
-
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Envolve pensamentos obsessivos seguidos por comportamentos compulsivos, que a pessoa sente que precisa realizar para aliviar a ansiedade.
-
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Comum após a vivência de eventos traumáticos, com sintomas como flashbacks, pesadelos e constante sensação de alerta.
-
Transtorno de Pânico: Caracteriza-se por ataques súbitos de pânico, que geram medo intenso e sintomas físicos, como falta de ar, coração acelerado e vertigem.
-
Fobia Social: Medo intenso de ser julgado ou avaliado negativamente em situações sociais, o que pode gerar o isolamento.
-
Fobias Específicas: Medo intenso de objetos ou situações específicas, como medo de aranhas, elevadores ou lugares fechados.
Como posso ajudar você?
Na minha prática, utilizo a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), uma técnica científica e comprovada para o tratamento de transtornos de ansiedade.
A TCC permite que você compreenda como seus pensamentos influenciam suas emoções e comportamentos, e oferece formas de lidar com as situações de maneira mais eficaz, reduzindo a ansiedade.
Como psicóloga, meu papel é ajudar você a encontrar maneiras de mudar esses padrões, proporcionando estratégias práticas para controlar a ansiedade e restaurar o bem-estar emocional.
➜ Com meu acompanhamento, você poderá aprender a...
✅ Identificar gatilhos que aumentam sua ansiedade.
✅ Identificar os pensamentos por trás das suas dificuldades e possíveis distorções.
✅ Reduzir a força de pensamentos disfuncionais e desenvolver crenças mais funcionais.
✅ Utilizar técnicas de relaxamento para controlar a ansiedade e o pânico, reduzindo os sintomas físicos da ansiedade.
✅ Lidar melhor com as situações que desencadeiam a sua ansiedade.
✅ Entender e lidar com os efeitos gerados pela ansiedade.
✅ Desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes que servirão para toda sua vida.
DÚVIDAS FREQUENTES
Como a TCC pode me ajudar a lidar com a ansiedade?

A TCC ajuda você a entender como seus pensamentos e padrões de comportamento estão ligados à sua ansiedade. Ao identificar e questionar esses pensamentos, você aprende a substituí-los por pensamentos mais funcionais. Além disso, a TCC oferece ferramentas práticas para enfrentar situações que causam ansiedade, como técnicas de relaxamento, reestruturação cognitiva e técnicas comportamentais, reduzindo a ansiedade e aumentando seu bem-estar. Veja mais nesse artigo.
Quanto tempo leva para ver resultados com a TCC?
Cada pessoa tem seu ritmo, por isso os resultados podem variar, mas a TCC foca no agora, trazendo resultados em curto prazo. Muitos pacientes começam a perceber mudanças significativas nas primeiras semanas de tratamento ao aplicar determinadas técnicas, com progressos contínuos ao longo das sessões conforme ocorre a reestruturação cognitiva e desenvolvimento de novos mecanismos de enfrentamento mais eficazes e saudáveis.

Eu preciso saber o que está me causando a ansiedade para começar o tratamento?

Não, na verdade esse é um dos motivos da terapia. Ela poderá te ajudar a compreender melhor o que causa sua ansiedade. Iremos explorar juntos os gatilhos e os padrões de pensamento, sem precisar ter uma identificação exata no início. Contudo, também é importante um acompanhamento médico para descartar qualquer possibilidade de doença física que leve a sintomas semelhantes aos da ansiedade.
Então tem vários tipos de transtornos ansiosos? Como posso saber qual é o meu? A TCC é eficaz para o meu tipo?
A TCC é eficaz para tratar os diversos transtornos ansiosos, sendo uma das principais abordagens terapêuticas recomendadas para essas condições. Embora você possa ter uma ideia de qual transtorno está enfrentando com base nos sintomas, para ter o diagnóstico preciso é necessário uma avaliação psicológica completa. Mas não se preocupe, mesmo que a avaliação psicológica formal não seja requisito para começar a terapia, faremos no início da terapia uma avaliação inicial para entender melhor com que tipo de ansiedade você vem lidando, suas necessidades e adaptar o tratamento.

Reconheceu esses sintomas em si e quer mudar?
Se você reconheceu esses sintomas em si mesmo e está pronto para dar o primeiro passo para uma vida mais plena, entre em contato comigo para agendar sua consulta.
Juntos, vamos trabalhar para melhorar sua qualidade de vida e desenvolver uma relação saudável com a ansiedade.
Entre em contato para dar o primeiro passo!
A ANSIEDADE NÃO DEFINE
QUEM VOCÊ É
Não deixe que a ansiedade defina seus dias. Invista em práticas que fortaleçam sua mente e seu corpo.